Skip to main content

Bié Índice História | Geografia | Referências Menu de navegaçãoPortal da Província de BiéProvíncia / Bié«The Bailundo Revolt of 1902»O reino do Mbalundu: identidade e soberania política no contexto do estado nacional angolano atualAngola e a Província do Biéexpandindo-oe

CaxitoAmbrizBula AtumbaDandeDembosNambuangongoPango AluquémCuítoAnduloCamacupaCatabolaChinguarChitemboCuembaCunhingaNhareaMenongueCalaiCuangarCuchiCuito CuanavaleDiricoMavingaNancovaRivungoSumbeAmboimCassongueCelaCondaEboMussendePorto AmboimQuibalaQuilendaSelesHuamboBailundoCaálaCachiungoChicala-CholoangaEkunhaLonduimbaliLongonjoMungoTchindjenjeUcumaLuandaBelasCacuacoCazengaÍcolo e BengoQuilamba QuiaxiQuissamaTalatonaVianaSaurimoCacoloDalaMucondaLuenaAlto ZambezeBundasCamanongueLéuaLuauLuacanoLuchazesLumejeMoxicoUígeAlto KaualeAmbuílaBembeBuengasDambaMacocolaMucabaNegagePuriQuimbeleQuitexeSanza PomboSongoZombo


Províncias de Angola


provínciasAngolaregião centralCuítoInstituto Nacional de EstatísticaAnduloCamacupaCatabolaChinguarChitemboCuembaCunhingaCuítoNhareaovimbundosPlanalto Central de Angolabangalasreino do Biécomércio de escravosmarfimcera de abelhaborrachareino do Biéreino Bailundoguerra de 1774-1778Segunda Guerra Luso-OvimbundoovimbundosBailundoHuamboBiéImpério Portuguêsreino CuanhamaNorton de MatosGuerra de Independência de AngolaMPLAUNITAGuerra Civil AngolanaJonas SavimbiPortugalRepública ChecaAngolario Cuanzaclassificação climática de Köppen-Geigerclima oceânicoclima subtropical úmido°Covimbundoschócueganguela










(function()var node=document.getElementById("mw-dismissablenotice-anonplace");if(node)node.outerHTML="u003Cdiv class="mw-dismissable-notice"u003Eu003Cdiv class="mw-dismissable-notice-close"u003E[u003Ca tabindex="0" role="button"u003Eocultaru003C/au003E]u003C/divu003Eu003Cdiv class="mw-dismissable-notice-body"u003Eu003Cdiv id="localNotice" lang="pt" dir="ltr"u003Eu003C/divu003Eu003C/divu003Eu003C/divu003E";());




Bié




Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.






Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa




















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Bié

Localidade de Angola Angola
(Província)


Angola - Bié.svg

Província de Bié


Dados gerais

Fundada em

1 de maio de 1922 (97 anos)

Município(s)
Andulo, Camacupa, Catabola, Chinguar, Chitembo, Cuemba, Cunhinga, Cuíto e Nharea

Características geográficas

Área
70.314 km²

População
1.654.744[1] hab. (2018)

Clima
Cwa/Cwb

Temperatura
2 °C a 10 °C entre maio e setembro e 18 °C até 25 °C nos demais meses


Dados adicionais

Prefixo telefónico
+244

Sítio

Portal da Província de Bié

Projecto Angola  • Portal de Angola


Bié é uma das 18 províncias de Angola, localizada na região central do país, que tem sua capital na cidade e município do Cuíto.


Segundo as projeções populacionais de 2018, elaboradas pelo Instituto Nacional de Estatística, conta com uma população de 1 654 744 habitantes e uma área territorial de 70 314 km².[1]


Bié é formada pelos seguintes municípios: Andulo, Camacupa, Catabola, Chinguar, Chitembo, Cuemba, Cunhinga, Cuíto e Nharea.


Por seu formato geográfico peculiar, e sua localização central em relação às demais províncias angolanas, é conhecida como "o coração de Angola" e "a província coração".[2]




Índice





  • 1 História

    • 1.1 Formação do Reino do Bié


    • 1.2 Conquista e fixação portuguesa


    • 1.3 Fundação do distrito do Bié


    • 1.4 Período das guerras



  • 2 Geografia

    • 2.1 Clima


    • 2.2 Demografia



  • 3 Referências




História |


A Província do Bié é um território habitado por grupos étnicos bantus (ovimbundos) com poucas diferenças entre si, onde destacam-se os bienas e os bailundos.



Formação do Reino do Bié |


As férteis terras altas do Planalto Central de Angola, também conhecidas como nano, eram tradicionalmente cultivadas pelos povos bantos antes da chegada dos bienas e bailundos. A invasão do início do século XVII, pelos povos bangalas, levou a uma fusão das duas populações e a subsequente criação dos reinos ovimbundos. Assim nascia um dos estados ovimbundos mais poderosos, o reino do Bié, com muitas ombalas (aldeia/cidade principal) e aldeias sob sua tutela. Sua formação política se deu entre o século XVII e XVIII.



Conquista e fixação portuguesa |


A região foi explorada pela primeira vez por mercadores portugueses em meados do século XVII, iniciando o comércio de escravos, marfim, cera de abelha e borracha. Confrontos ocasionais entre portugueses e os povos que habitavam no território da província do Bié ocorreram nos séculos XVIII e XIX. Exércitos particulares pertencentes a comerciantes e chefes tribais lutavam entre si pelo controle das rotas comerciais. Após os portugueses derrotarem o reino do Bié e o reino Bailundo na guerra de 1774-1778, os povos do palnalto permaneceram em paz compartilhando o controle das rotas comerciais com o poder colonial.[3]


A sede pelo controle da região levou a algumas campanhas militares, que transformaram-se em grandes exercícios bélicos que marcaram a mudança nos rumos do colonialismo lusitano, como foi o caso da Segunda Guerra Luso-Ovimbundo (1890-1904). Este foi um conflito armado, ocorrido em território bieno, entre os reinos dos povos ovimbundos, principalmente na figura dos reinos Bailundo, Huambo e Bié, contra o Império Português, motivado pela ambição colonial pelo controle das rotas comerciais e pelo súbito declínio do preço da borracha de raiz. Portugal venceu e subjugou os povos do planalto central, restando somente um último grande bastião de resistência no reino Cuanhama.[4]



Fundação do distrito do Bié |


Em 1902 é fundado o concelho do Bié, dependente do distrito de Benguela e a 2 de janeiro de 1922 é criada a câmara municipal do Cuíto; pelo decreto nº 134 de 1 de maio de 1922, do então alto-comissário Norton de Matos, surge o distrito do Bié tendo sido seu primeiro governador, Manuel Espregueira Góis Pinto.



Período das guerras |


O Bié foi muito atingido pela Guerra de Independência de Angola, porém os conflitos somente atingiriam a região em cheio no final da década de 1960, nos confrontos entre Portugal, MPLA e UNITA. Durante a "Frente Leste", o MPLA, através da III Região Militar, mantinha uma grande frequência de ataques do então distrito. Em 1973 a UNITA conseguiu expulsar as últimas unidades do MPLA ainda operantes em Bié.


Durante Guerra Civil Angolana a região permaneceu como um dos grandes bastiões da UNITA, sendo a última área sob domínio de Jonas Savimbi, quando este foi morto em 2002.



Geografia |




Prédio reformado na capital Cuíto contrasta com edifícios ainda degradados pela Guerra Civil, em 2008.


A província tem um tamanho comparável ao de países como Portugal ou a República Checa. Encontra-se no centro de Angola e faz fronteira com as seguintes províncias:


  • Norte: Cuanza Sul, Malanje, Lunda Sul.

  • Leste: Moxico.

  • Sul: Cuando-Cubango.

  • Oeste: Huíla e Huambo.

O rio Cuanza nasce nesta província, juntamente com a maioria dos rios do país.



Clima |


Segundo a classificação climática de Köppen-Geiger, no território da província predomina o clima oceânico (Cwb), numa faixa de transição para o clima subtropical úmido (Cwa). As temperaturas variam de 19 °C a 21 °C e existem 2 estações: de outubro até abril, que é quente e chuvoso; entre maio e setembro é seco com temperaturas médias de 2 °C e 10 °C nos meses de maior frio e 18 °C até 25 °C em períodos de clima mais quente.



Demografia |


Esta província é uma área de confluência de uma série de etnias.[5]. Entre os ovimbundos os dois principais subgrupos são os bienos, cujo nome se relaciona com o nome da província, e os bailundos. Observa-se alguma presença de grupos chócue que, na sua migração a partir do nordeste de Angola chegaram até aqui. Finalmente, existem aqui pequenos povos enquadrados na categoria etnográfica ganguela, como os luimbi.



Referências



  1. ab Schmitt, Aurelio. Município de Angola: Censo 2014 e Estimativa de 2018. Revista Conexão Emancipacionista. 3 de fevereiro de 2018.


  2. Província / Bié. Welcome to Bié. 2019.


  3. Douglas Wheeler. «The Bailundo Revolt of 1902» (PDF). Redeemer's University. Consultado em 9 maio de 2015 


  4. Sungo, Marino Leopoldo Manuel. O reino do Mbalundu: identidade e soberania política no contexto do estado nacional angolano atual. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2015.


  5. José Redinha, Etnias e culturas de Angola, Luanda: CITA, 1975


  • Angola e a Província do Bié


Ícone de esboçoEste artigo sobre geografia de Angola, integrado no Projecto Angola, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.








Obtida de "https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Bié&oldid=55637925"













Menu de navegação



























(RLQ=window.RLQ||[]).push(function()mw.config.set("wgPageParseReport":"limitreport":"cputime":"0.572","walltime":"0.689","ppvisitednodes":"value":3566,"limit":1000000,"ppgeneratednodes":"value":0,"limit":1500000,"postexpandincludesize":"value":57860,"limit":2097152,"templateargumentsize":"value":6864,"limit":2097152,"expansiondepth":"value":22,"limit":40,"expensivefunctioncount":"value":0,"limit":500,"unstrip-depth":"value":0,"limit":20,"unstrip-size":"value":3472,"limit":5000000,"entityaccesscount":"value":1,"limit":400,"timingprofile":["100.00% 582.821 1 -total"," 80.46% 468.931 1 Predefinição:Info/Localidade_de_Angola"," 78.00% 454.628 1 Predefinição:Info"," 9.68% 56.404 1 Predefinição:Referências"," 7.93% 46.233 1 Predefinição:Categorização_AD_e_AB_de_outras_wikis"," 7.57% 44.123 1 Predefinição:Citar_web"," 5.56% 32.377 1 Predefinição:Ifempty"," 5.34% 31.147 1 Predefinição:Subdivisões_de_Angola"," 5.07% 29.546 1 Predefinição:Dtlink"," 4.14% 24.137 1 Predefinição:Navbox"],"scribunto":"limitreport-timeusage":"value":"0.064","limit":"10.000","limitreport-memusage":"value":2125202,"limit":52428800,"cachereport":"origin":"mw1289","timestamp":"20190803082938","ttl":86400,"transientcontent":true););"@context":"https://schema.org","@type":"Article","name":"Biu00e9","url":"https://pt.wikipedia.org/wiki/Bi%C3%A9","sameAs":"http://www.wikidata.org/entity/Q213977","mainEntity":"http://www.wikidata.org/entity/Q213977","author":"@type":"Organization","name":"Contribuidores dos projetos da Wikimedia","publisher":"@type":"Organization","name":"Fundau00e7u00e3o Wikimedia, Inc.","logo":"@type":"ImageObject","url":"https://www.wikimedia.org/static/images/wmf-hor-googpub.png","datePublished":"2005-09-01T03:12:38Z","dateModified":"2019-07-03T13:23:14Z","image":"https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5c/Angola_-_Bi%C3%A9.svg","headline":"u00c9 uma das 18 provu00edncias de Angola, localizada na regiu00e3o central do pau00eds."(RLQ=window.RLQ||[]).push(function()mw.config.set("wgBackendResponseTime":123,"wgHostname":"mw1271"););

Popular posts from this blog

Invision Community Contents History See also References External links Navigation menuProprietaryinvisioncommunity.comIPS Community ForumsIPS Community Forumsthis blog entry"License Changes, IP.Board 3.4, and the Future""Interview -- Matt Mecham of Ibforums""CEO Invision Power Board, Matt Mecham Is a Liar, Thief!"IPB License Explanation 1.3, 1.3.1, 2.0, and 2.1ArchivedSecurity Fixes, Updates And Enhancements For IPB 1.3.1Archived"New Demo Accounts - Invision Power Services"the original"New Default Skin"the original"Invision Power Board 3.0.0 and Applications Released"the original"Archived copy"the original"Perpetual licenses being done away with""Release Notes - Invision Power Services""Introducing: IPS Community Suite 4!"Invision Community Release Notes

Canceling a color specificationRandomly assigning color to Graphics3D objects?Default color for Filling in Mathematica 9Coloring specific elements of sets with a prime modified order in an array plotHow to pick a color differing significantly from the colors already in a given color list?Detection of the text colorColor numbers based on their valueCan color schemes for use with ColorData include opacity specification?My dynamic color schemes

Ласкавець круглолистий Зміст Опис | Поширення | Галерея | Примітки | Посилання | Навігаційне меню58171138361-22960890446Bupleurum rotundifoliumEuro+Med PlantbasePlants of the World Online — Kew ScienceGermplasm Resources Information Network (GRIN)Ласкавецькн. VI : Літери Ком — Левиправивши або дописавши її