Skip to main content

Bié Índice História | Geografia | Referências Menu de navegaçãoPortal da Província de BiéProvíncia / Bié«The Bailundo Revolt of 1902»O reino do Mbalundu: identidade e soberania política no contexto do estado nacional angolano atualAngola e a Província do Biéexpandindo-oe

CaxitoAmbrizBula AtumbaDandeDembosNambuangongoPango AluquémCuítoAnduloCamacupaCatabolaChinguarChitemboCuembaCunhingaNhareaMenongueCalaiCuangarCuchiCuito CuanavaleDiricoMavingaNancovaRivungoSumbeAmboimCassongueCelaCondaEboMussendePorto AmboimQuibalaQuilendaSelesHuamboBailundoCaálaCachiungoChicala-CholoangaEkunhaLonduimbaliLongonjoMungoTchindjenjeUcumaLuandaBelasCacuacoCazengaÍcolo e BengoQuilamba QuiaxiQuissamaTalatonaVianaSaurimoCacoloDalaMucondaLuenaAlto ZambezeBundasCamanongueLéuaLuauLuacanoLuchazesLumejeMoxicoUígeAlto KaualeAmbuílaBembeBuengasDambaMacocolaMucabaNegagePuriQuimbeleQuitexeSanza PomboSongoZombo


Províncias de Angola


provínciasAngolaregião centralCuítoInstituto Nacional de EstatísticaAnduloCamacupaCatabolaChinguarChitemboCuembaCunhingaCuítoNhareaovimbundosPlanalto Central de Angolabangalasreino do Biécomércio de escravosmarfimcera de abelhaborrachareino do Biéreino Bailundoguerra de 1774-1778Segunda Guerra Luso-OvimbundoovimbundosBailundoHuamboBiéImpério Portuguêsreino CuanhamaNorton de MatosGuerra de Independência de AngolaMPLAUNITAGuerra Civil AngolanaJonas SavimbiPortugalRepública ChecaAngolario Cuanzaclassificação climática de Köppen-Geigerclima oceânicoclima subtropical úmido°Covimbundoschócueganguela










(function()var node=document.getElementById("mw-dismissablenotice-anonplace");if(node)node.outerHTML="u003Cdiv class="mw-dismissable-notice"u003Eu003Cdiv class="mw-dismissable-notice-close"u003E[u003Ca tabindex="0" role="button"u003Eocultaru003C/au003E]u003C/divu003Eu003Cdiv class="mw-dismissable-notice-body"u003Eu003Cdiv id="localNotice" lang="pt" dir="ltr"u003Eu003C/divu003Eu003C/divu003Eu003C/divu003E";());




Bié




Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.






Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa




















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Bié

Localidade de Angola Angola
(Província)


Angola - Bié.svg

Província de Bié


Dados gerais

Fundada em

1 de maio de 1922 (97 anos)

Município(s)
Andulo, Camacupa, Catabola, Chinguar, Chitembo, Cuemba, Cunhinga, Cuíto e Nharea

Características geográficas

Área
70.314 km²

População
1.654.744[1] hab. (2018)

Clima
Cwa/Cwb

Temperatura
2 °C a 10 °C entre maio e setembro e 18 °C até 25 °C nos demais meses


Dados adicionais

Prefixo telefónico
+244

Sítio

Portal da Província de Bié

Projecto Angola  • Portal de Angola


Bié é uma das 18 províncias de Angola, localizada na região central do país, que tem sua capital na cidade e município do Cuíto.


Segundo as projeções populacionais de 2018, elaboradas pelo Instituto Nacional de Estatística, conta com uma população de 1 654 744 habitantes e uma área territorial de 70 314 km².[1]


Bié é formada pelos seguintes municípios: Andulo, Camacupa, Catabola, Chinguar, Chitembo, Cuemba, Cunhinga, Cuíto e Nharea.


Por seu formato geográfico peculiar, e sua localização central em relação às demais províncias angolanas, é conhecida como "o coração de Angola" e "a província coração".[2]




Índice





  • 1 História

    • 1.1 Formação do Reino do Bié


    • 1.2 Conquista e fixação portuguesa


    • 1.3 Fundação do distrito do Bié


    • 1.4 Período das guerras



  • 2 Geografia

    • 2.1 Clima


    • 2.2 Demografia



  • 3 Referências




História |


A Província do Bié é um território habitado por grupos étnicos bantus (ovimbundos) com poucas diferenças entre si, onde destacam-se os bienas e os bailundos.



Formação do Reino do Bié |


As férteis terras altas do Planalto Central de Angola, também conhecidas como nano, eram tradicionalmente cultivadas pelos povos bantos antes da chegada dos bienas e bailundos. A invasão do início do século XVII, pelos povos bangalas, levou a uma fusão das duas populações e a subsequente criação dos reinos ovimbundos. Assim nascia um dos estados ovimbundos mais poderosos, o reino do Bié, com muitas ombalas (aldeia/cidade principal) e aldeias sob sua tutela. Sua formação política se deu entre o século XVII e XVIII.



Conquista e fixação portuguesa |


A região foi explorada pela primeira vez por mercadores portugueses em meados do século XVII, iniciando o comércio de escravos, marfim, cera de abelha e borracha. Confrontos ocasionais entre portugueses e os povos que habitavam no território da província do Bié ocorreram nos séculos XVIII e XIX. Exércitos particulares pertencentes a comerciantes e chefes tribais lutavam entre si pelo controle das rotas comerciais. Após os portugueses derrotarem o reino do Bié e o reino Bailundo na guerra de 1774-1778, os povos do palnalto permaneceram em paz compartilhando o controle das rotas comerciais com o poder colonial.[3]


A sede pelo controle da região levou a algumas campanhas militares, que transformaram-se em grandes exercícios bélicos que marcaram a mudança nos rumos do colonialismo lusitano, como foi o caso da Segunda Guerra Luso-Ovimbundo (1890-1904). Este foi um conflito armado, ocorrido em território bieno, entre os reinos dos povos ovimbundos, principalmente na figura dos reinos Bailundo, Huambo e Bié, contra o Império Português, motivado pela ambição colonial pelo controle das rotas comerciais e pelo súbito declínio do preço da borracha de raiz. Portugal venceu e subjugou os povos do planalto central, restando somente um último grande bastião de resistência no reino Cuanhama.[4]



Fundação do distrito do Bié |


Em 1902 é fundado o concelho do Bié, dependente do distrito de Benguela e a 2 de janeiro de 1922 é criada a câmara municipal do Cuíto; pelo decreto nº 134 de 1 de maio de 1922, do então alto-comissário Norton de Matos, surge o distrito do Bié tendo sido seu primeiro governador, Manuel Espregueira Góis Pinto.



Período das guerras |


O Bié foi muito atingido pela Guerra de Independência de Angola, porém os conflitos somente atingiriam a região em cheio no final da década de 1960, nos confrontos entre Portugal, MPLA e UNITA. Durante a "Frente Leste", o MPLA, através da III Região Militar, mantinha uma grande frequência de ataques do então distrito. Em 1973 a UNITA conseguiu expulsar as últimas unidades do MPLA ainda operantes em Bié.


Durante Guerra Civil Angolana a região permaneceu como um dos grandes bastiões da UNITA, sendo a última área sob domínio de Jonas Savimbi, quando este foi morto em 2002.



Geografia |




Prédio reformado na capital Cuíto contrasta com edifícios ainda degradados pela Guerra Civil, em 2008.


A província tem um tamanho comparável ao de países como Portugal ou a República Checa. Encontra-se no centro de Angola e faz fronteira com as seguintes províncias:


  • Norte: Cuanza Sul, Malanje, Lunda Sul.

  • Leste: Moxico.

  • Sul: Cuando-Cubango.

  • Oeste: Huíla e Huambo.

O rio Cuanza nasce nesta província, juntamente com a maioria dos rios do país.



Clima |


Segundo a classificação climática de Köppen-Geiger, no território da província predomina o clima oceânico (Cwb), numa faixa de transição para o clima subtropical úmido (Cwa). As temperaturas variam de 19 °C a 21 °C e existem 2 estações: de outubro até abril, que é quente e chuvoso; entre maio e setembro é seco com temperaturas médias de 2 °C e 10 °C nos meses de maior frio e 18 °C até 25 °C em períodos de clima mais quente.



Demografia |


Esta província é uma área de confluência de uma série de etnias.[5]. Entre os ovimbundos os dois principais subgrupos são os bienos, cujo nome se relaciona com o nome da província, e os bailundos. Observa-se alguma presença de grupos chócue que, na sua migração a partir do nordeste de Angola chegaram até aqui. Finalmente, existem aqui pequenos povos enquadrados na categoria etnográfica ganguela, como os luimbi.



Referências



  1. ab Schmitt, Aurelio. Município de Angola: Censo 2014 e Estimativa de 2018. Revista Conexão Emancipacionista. 3 de fevereiro de 2018.


  2. Província / Bié. Welcome to Bié. 2019.


  3. Douglas Wheeler. «The Bailundo Revolt of 1902» (PDF). Redeemer's University. Consultado em 9 maio de 2015 


  4. Sungo, Marino Leopoldo Manuel. O reino do Mbalundu: identidade e soberania política no contexto do estado nacional angolano atual. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2015.


  5. José Redinha, Etnias e culturas de Angola, Luanda: CITA, 1975


  • Angola e a Província do Bié


Ícone de esboçoEste artigo sobre geografia de Angola, integrado no Projecto Angola, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.








Obtida de "https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Bié&oldid=55637925"













Menu de navegação



























(RLQ=window.RLQ||[]).push(function()mw.config.set("wgPageParseReport":"limitreport":"cputime":"0.572","walltime":"0.689","ppvisitednodes":"value":3566,"limit":1000000,"ppgeneratednodes":"value":0,"limit":1500000,"postexpandincludesize":"value":57860,"limit":2097152,"templateargumentsize":"value":6864,"limit":2097152,"expansiondepth":"value":22,"limit":40,"expensivefunctioncount":"value":0,"limit":500,"unstrip-depth":"value":0,"limit":20,"unstrip-size":"value":3472,"limit":5000000,"entityaccesscount":"value":1,"limit":400,"timingprofile":["100.00% 582.821 1 -total"," 80.46% 468.931 1 Predefinição:Info/Localidade_de_Angola"," 78.00% 454.628 1 Predefinição:Info"," 9.68% 56.404 1 Predefinição:Referências"," 7.93% 46.233 1 Predefinição:Categorização_AD_e_AB_de_outras_wikis"," 7.57% 44.123 1 Predefinição:Citar_web"," 5.56% 32.377 1 Predefinição:Ifempty"," 5.34% 31.147 1 Predefinição:Subdivisões_de_Angola"," 5.07% 29.546 1 Predefinição:Dtlink"," 4.14% 24.137 1 Predefinição:Navbox"],"scribunto":"limitreport-timeusage":"value":"0.064","limit":"10.000","limitreport-memusage":"value":2125202,"limit":52428800,"cachereport":"origin":"mw1289","timestamp":"20190803082938","ttl":86400,"transientcontent":true););"@context":"https://schema.org","@type":"Article","name":"Biu00e9","url":"https://pt.wikipedia.org/wiki/Bi%C3%A9","sameAs":"http://www.wikidata.org/entity/Q213977","mainEntity":"http://www.wikidata.org/entity/Q213977","author":"@type":"Organization","name":"Contribuidores dos projetos da Wikimedia","publisher":"@type":"Organization","name":"Fundau00e7u00e3o Wikimedia, Inc.","logo":"@type":"ImageObject","url":"https://www.wikimedia.org/static/images/wmf-hor-googpub.png","datePublished":"2005-09-01T03:12:38Z","dateModified":"2019-07-03T13:23:14Z","image":"https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5c/Angola_-_Bi%C3%A9.svg","headline":"u00c9 uma das 18 provu00edncias de Angola, localizada na regiu00e3o central do pau00eds."(RLQ=window.RLQ||[]).push(function()mw.config.set("wgBackendResponseTime":123,"wgHostname":"mw1271"););

Popular posts from this blog

Canceling a color specificationRandomly assigning color to Graphics3D objects?Default color for Filling in Mathematica 9Coloring specific elements of sets with a prime modified order in an array plotHow to pick a color differing significantly from the colors already in a given color list?Detection of the text colorColor numbers based on their valueCan color schemes for use with ColorData include opacity specification?My dynamic color schemes

Invision Community Contents History See also References External links Navigation menuProprietaryinvisioncommunity.comIPS Community ForumsIPS Community Forumsthis blog entry"License Changes, IP.Board 3.4, and the Future""Interview -- Matt Mecham of Ibforums""CEO Invision Power Board, Matt Mecham Is a Liar, Thief!"IPB License Explanation 1.3, 1.3.1, 2.0, and 2.1ArchivedSecurity Fixes, Updates And Enhancements For IPB 1.3.1Archived"New Demo Accounts - Invision Power Services"the original"New Default Skin"the original"Invision Power Board 3.0.0 and Applications Released"the original"Archived copy"the original"Perpetual licenses being done away with""Release Notes - Invision Power Services""Introducing: IPS Community Suite 4!"Invision Community Release Notes

199年 目錄 大件事 到箇年出世嗰人 到箇年死嗰人 節慶、風俗習慣 導覽選單